You are currently viewing Como manter a sanidade mental até o Enem?

Como manter a sanidade mental até o Enem?

Provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exigem um amplo conhecimento e agilidade do candidato. Com isso, é natural que as pessoas se dediquem bastante aos estudos. Porém, como manter a sanidade física e mental até o ENEM?

Obviamente que estudar para o Enem é necessário para sua aprovação. No entanto, nem sempre focar apenas nos livros e simulados vai garantir uma boa performance. Às vezes é necessário o candidato ir um pouco além em seu preparo e focar em iniciativas que mantenham a sanidade física e mental

Imagine você passar o último ano estudando incansavelmente sem ter um período de descanso, sem atividades prazerosas. Apenas livros, resumos e outros conteúdos relacionados ao Enem, é óbvio que em algum momento o seu corpo e mente irão se esgotar e até se desequilibrar, pedindo descanso. 

É preciso manter um cuidado físico, mental e emocional para ir bem nessa prova, pois não adianta você ter o melhor preparo intelectual. Se no dia da prova você não conseguir ficar sentado por um longo período, se concentrar nas questões e respondê-las conforme o que você estudou nos últimos meses, o seu resultado será afetado.

Acredite, manter a sanidade física e mental até o Enem (e claro, no dia do exame) exige um ótimo preparo físico e mental. Portanto, confira abaixo as dicas e exercícios para se preparar a uma das provas mais acirradas do país. 

 

Meditação é uma ótima forma de melhorar a concentração

Manter a sanidade física e mental até o Enem pode ser muito complicado, principalmente se você tem uma rotina agitada dividida entre o trabalho e os estudos. A agitação que antecede uma prova pode prejudicar sua saúde de diferentes formas, por isso é necessário usar artifícios que promovam a calma e tranquilidade reduzindo ao máximo o nível de estresse e ansiedade.

A meditação, por exemplo, pode ser uma ferramenta incrível para ampliar a sua saúde física, mental e principalmente emocional. Através dela existe a possibilidade de melhorar sua concentração, reduzir o nível de estresse, aprender a lidar com a sua ansiedade, os pensamentos e assim em diante. 

Atividades físicas aeróbicas para cuidar do corpo e mente

Acredite, ficar quatro horas ou mais sentado para realizar a prova do Enem também exige o seu preparo físico. Por isso é importante você se exercitar, criando resistência física e até mental. Além disso, as atividades físicas vão te ajudar a relaxar o corpo e mente ajudando o seu preparo para o Enem. 

Atividades como caminhada, natação e corrida são ótimas para diminuir os níveis de estresse, além da ansiedade e nervosismo. Crie o hábito de fazer exercícios diariamente, pois isso ajudará na sua resistência física e mental.

 

Você está gostando do artigo? Então dê uma conferida nessa promoção de assinatura com 5 aulas particulares com um dos nossos 170 professores e 1 mês de assinatura com acesso ao conteúdo da Plataforma parcelado em até três vezes!
A alimentação também influencia a sua performance

Manter uma alimentação saudável pode influenciar a sua produtividade. A alimentação equilibrada, com refeições ricas em alimentos nutritivos tem a capacidade de oferecer muitos benefícios ao corpo e mente. No caso, os nutricionistas ressaltam que a alimentação rica em frutas e com baixa taxa de gordura favorece a capacidade de raciocínio. 

Portanto, é importante você manter o controle alimentar priorizando a boa saúde do corpo e mente evitando os alimentos que pesam sobre o corpo – não é apenas uma mudança para ser feita um dia antes da prova, mas para o longo da vida, pois de fato isso ajuda manter a sanidade física e mental.

 

Descanse e divirta-se

Dê um intervalo na rotina estudantil. Obviamente que a sua maior preocupação nesse momento é estudar para ter um desempenho positivo no Enem. No entanto, tudo o que é realizado de uma forma exagerada e sem cuidados pode te trazer transtornos. Não é problemático estudar o tempo todo, mas seu corpo e a mente precisam de um intervalo para descansar. 

No seu plano de estudo é interessante você salientar os intervalos entre as suas atividades diárias. Você pode estudar por três horas, mas depois dê um intervalo de pelo menos 1 hora para descanso. Além disso, não deixe de dormir ou separar um dia na semana para descansar e se divertir. Sem isso é muito provável que o seu nível de estresse aumente.

Outros posts do blog que podem te ajudar!

Você precisa entender que o seu corpo, mente e emocional têm limites. O preparo para o Enem é importante, mas não deve vir antes dos cuidados da sua saúde de modo geral. Portanto, estude, se dedique, mas cuide do seu corpo, mente e emoções de forma a conseguir manter a sanidade, que consequentemente vai ajudá-lo a ter um bom desempenho no Enem.

Na nossa Plataforma de Ensino a Distância você possui uma prepação em alta performance para o ENEM, Vestibular, Concursos Públicos e OAB.

Quer estudar em alta performance e atingir o seu objetivo?