You are currently viewing O Exame da OAB está ficando mais difícil?

O Exame da OAB está ficando mais difícil?

Seria uma afirmação correta dizer que o Exame da OAB está ficando mais difícil com o passar dos anos? O Exame está realmente aumentando o seu grau de complexidade?

O Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é considerado uma das avaliações mais difíceis e acirradas do país.  Ele acontece três vezes ao ano com a pretensão de “verificar” o conhecimento dos bacharéis em Direito. 

As duas fases que compõe esse exame avaliam se os bacharéis estão aptos a exercer a profissão de advogado. No exame é testado se o estudante possui  conhecimento para a garantia de qualidade e eficiência na prestação jurisdicional aos cidadãos.

A OAB é sempre muito temida pelos estudantes, pois a sua reprovação significa a não possibilidade de trabalhar como advogado. O nível de complexidade do exame é elevado.

Nos últimos anos ele tem se tornado cada vez mais exigente, virando o pior pesadelo dos estudantes. A prova passou por mudanças com o intuito de assegurar ao cidadão que há profissionais de direito competentes no mercado.

Então, por conta dessas mudanças realmente não é segredo que o exame da OAB está ficando mais difícil.

 

Confira abaixo mais informações a respeito do Exame da OAB

Faz alguns anos que a OAB estuda a possibilidade de mudar alguns detalhes do Exame da Ordem. O órgão tem como principal objetivo assegurar que o mercado jurisdicional seja formado por profissionais competentes, que de fato entendam (e claro, dominam) assuntos que se relacionam ao Direito. 

Obviamente que essa busca por melhorar o “controle de qualidade” dentro da profissão é algo extremamente vantajoso. Entretanto, o exame que é fadado como difícil tem se transformado em uma avaliação temida e complexa para os bacharéis.

Nos últimos três anos, o órgão tem discutido a possibilidade de mudar alguns padrões do Exame da Ordem. Com isso, o que antes era tido como difícil pode se tornar ainda mais complicado de alcançar, sendo indispensável ter um plano de estudo eficiente.

 

Algumas mudanças que podem ocorrer no Exame da OAB

A OAB estuda a possibilidade de mudar alguns padrões do exame ainda no ano de 2019. De fato entre as mudanças mais comentadas, com certeza, se destaca o fato da primeira prova do exame passar a ter um número maior de questões. Na proposta de mudança é estudado a possibilidade de acrescentar mais 20 questões na prova que hoje possui 80 questões. 

Na verdade, essas 20 questões seriam relacionadas às outras matérias que são estudadas acrescentar no conteúdo cobrado. Atualmente todas edições do exame divulgam em seus editais um total de 17 matérias, mas com a mudança podem ser inclusas 4 a 5 novas matérias. 

Os professres comentam que matérias como previdenciário e eleitoral devem entrar na lista de matérias abordadas nas questões do exame. Inegavelmente porque são conteúdos que estão em alta no país e que devem ser dominados por profissionais da área devido a importância. 

Vale dizer que além do aumento do número de questões e da inclusão das matérias, também existe uma a de ocorrer a reorganização do número de questões por área de conhecimento. Considerando que as mais relevantes serão sempre as mais cobradas ao longo da prova de diferentes maneiras. 

Então resumindo, as mudanças previstas a ocorrer no exame da OAB, são:

– Aumento do número de questões (de 80 para 100 questões);

– Inclusão de novas matérias e conteúdos (de 4 a 5 novas matérias);

– Reorganização do número de questões por matérias;

Alguns empecilhos ao considerar essas mudanças

Vale dizer que não basta apenas a OAB determinar mudanças no exame. Antes de tudo é necessá verificar a sua disponibilidade. No caso, o próprio órgão tem estudado alterar a grade dos cursos de Direito, mantendo todos os conteúdos obrigatórios da formação e incluindo opções diversificadas.

As opções diversificadas seriam para desenvolvimento de conhecimentos de importância regional, nacional e internacional, considerando diferentes campos do Direito (além de “novos”) que também são cruciais para formar profissionais competentes como Direito Portuário, Direito Eleitoral, Direito Agrário, Direito Cibernético, Direto Esportivo e entre outras disciplinas. 

Outros posts do blog que podem te ajudar!

Definitivamente o exame da OAB está ficando mais difícil. Na medida que os tempos passam a Ordem dos Advogados se preocupa em garantir que o novo profissional de Direito esteja pronto para executar a função, por isso o exame tem sido mais exigente e considerado incluir assuntos novos que para o futuro da prestação jurisdicional podem ser tornar indispensáveis.

Na nossa Plataforma de Ensino a Distância você possui uma prepação em alta performance para o ENEM, Vestibular, Concursos Públicos e OAB.

Quer estudar em alta performance e atingir o seu objetivo?